Orientações para uso do ar condicionado em edificações durante a pandemia do COVID-19

Muito se tem especulado sobre o uso do ar condicionado durante a pandemia do novo coronavírus, sendo até considerado como vilão pela possibilidade em espalhar ainda mais o vírus em ambientes internos. Porém, segundo a REHVA (Federation of European Heating, Ventilation and Air Conditioning Associations), ele pode ser um grande aliado.

O contágio do COVID-19 pode ser dado em três estágios: por contato, por gotículas ou partículas em suspensão, sendo que, segundo Manuel Gameiro da Silva, vice-presidente da REHVA, de 40% a 60% da contaminação têm ocorrido a partir de partículas em suspensão. Para ele, a distância de segurança de 2 metros entre as pessoas que vem sendo sugerida é considerada duvidosa por conta da distância em que partículas do vírus podem percorrer em suspensão no ar.

Ainda segundo Gameiro, a carga viral é em princípio proporcional à dimensão das gotas ou gotículas. Portanto, reduzir a concentração dessas gotículas em suspensão no ar por meio de diluição em ar novo fornecido pelo processo de ventilação é uma estratégia para diminuir a possibilidade de transmissão do vírus.

Portanto, o ar condicionado operando com 100% de ar externo passa a ser um aliado ao combate da transmissão do novo coronavírus. A REHVA possui algumas indicações para o melhor funcionamento do sistema, veremos elas a seguir.


O que deve ser feito?

  • O sistema de ventilação não deve ser desligado em momento algum (para edificações ocupadas). Durante a noite e aos finais de semana a velocidade pode ser reduzida, porém deve voltar para a velocidade nominal duas horas antes do início da ocupação diária e ser mantida até duas horas do final do uso.

  • Nos ambientes que tiverem janelas, devemos mantê-las abertas em conjunto com o uso da ventilação mecânica para aumentar a renovação do ar.

  • Em banheiros, é recomendado que as janelas sejam mantidas fechadas para garantir a direção correta da exaustão, sendo que esta exaustão deve ser mantida 24 horas por dia, todos os dias da semana.

  • Não é necessário alterar os pontos de ajuste de aquecimento, resfriamento e umidificação e as medidas de manutenção e substituição de filtros devem ser mantidas conforme o PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle, sendo observadas as medidas de proteção comuns incluindo proteção respiratória para os responsáveis pela manutenção dos equipamentos.

  • A ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento) indica o uso de máscaras e luvas e a REHVA acrescenta o uso de viseiras como medida importante para proteção à contaminação. A Associação Brasileira reitera a importância de manter as ações previstas no PMOC para contribuir na melhoria do ar respirado em ambientes climatizados.

  • Para edificações não ocupadas, é importante manter o funcionamento do ar condicionado ocasionalmente para evitar a proliferação de bactérias e fungos no sistema. Na retomada da ocupação, deve ser feita uma limpeza e manutenção criteriosa de todo o sistema.

É importante relembrar a orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para que não sejam feitas reuniões presenciais para evitar aglomerações enquanto se mantiver a crise pandêmica, mas caso haja a necessidade de sair de casa, em locais públicos, a orientação de Manuel Gameiro é utilizar máscara e viseira para proteger as vias aéreas.

Por fim, o vice-presidente da REHVA ressaltou em um seminário com especialistas da China e Europa ocorrido no dia 08/04 que os ambientes internos com ocupação humana devem ser ventilados exclusivamente com ar externo para diminuir a concentração do vírus. Para seguir estas orientações em edificações, é necessário fechar os dampers reguladores de vazão de ar de retorno e abrir completamente os de ar externo.


Palavras finais

A missão da AR PLAC é garantir a segurança, a saúde e o conforto de todos os brasileiros em ambientes internos. Somos especialistas apaixonados pelo que fazemos e estamos desde 1989 cuidando do ar que você e a sua família respiram. Conte conosco para mais orientações durante e após a pandemia do COVID-19. Juntos superaremos este grande desafio.


Compartilhar esta publicação

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Outras Postagens

Projeto de Ar Condicionado: por que fazer?
Projetos

Projeto de Ar Condicionado: por que fazer?

Muito se fala sobre a importância de se ter um PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) do sistema de ar condicionado, principalmente após a

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós estamos prontos e você?

A ARPLAC atende seus clientes com excelência desde 2009. Conte com a nossa experiência e competência!